A pesquisa aqui divulgada não é atribuída a uma única pessoa, mas a um trabalho contínuo de busca de informações com vários membros da família, que não estão somente no rol do sobrenome Fumian. Também não se esgota com a primeira publicação, que visa apresentação de alguns dos inúmeros documentos históricos que ainda podem surgir.
No dia 26 de janeiro de 1892 Luigi Fumian acompanhado de esposa e quatro filhos pisavam em solo brasileiro, 126 anos se passaram até 26 de janeiro próximo.
O ponto de partida para encontrar as certidões, além de informações familiares, foi o arquivo público mineiro. Embora os erros aparentes de sobrenomes e idades pudessem deixar dúvidas, a pesquisa pela lista do VAPOR SOLFERINO diminuiu os obstáculos.
crédito Lucilia Ribeiro Stanzani |
Após pesquisa inicial em 2011, estagnamos na busca pelo local de onde partiu a família de Luigi Fumian, as informações familiares nos davam conta da região de Padova, e por uma carta encaminhada por Giovanni Fumian endereçada à Terrassa Padovana, pensou-se até agora ser de lá a origem de Luigi Fumian. A lista do Vapor Solferino, embora já há tempos lida, fora esquecida, mas na releitura, lá estava o nome, pequenino e estranhamente rabiscado "Este".
Vejo aquela letra com calma. Consigo imaginar uma fila gigantesca de pessoas para o embarque, crianças famintas, pais exaustos, alguém sentado num balcão ou numa mesinha em frente, sem levantar os olhos, com uma caneta frenética na mão e uma só palavra nos lábios: "próximo". Talvez uma só pessoa, pois a letra é a mesma em quase todo arquivo. Enfim, o vapor Solferino foi o ponto chave.
Numa pesquisa ininterrupta - dia e noite - por um período de uma semana, tive a grata surpresa de, no dia 23 e 24 de dezembro de 2017, ter a colaboração preciosa de meu sobrinho André Stanzani Franca e Kelly, descobrimos muitas coisas e entre tantos caminhos apontados eles descobriram o "Este" que parecia não indicar absolutamente nada, mas nos fez chegar ao Archivio storico del Distretto Militare di Padova.
crédito André Stanzani Franca e Kelly |
O sobrenome italiano Fumian, da ramificação pesquisada e inserida na comunidade mineira,
vem do patriarca Luigi nascido na Comuni di Galzignano – Padova, em 14
de março de 1859, filho de Antonio e Friso Catterina, casado em 08 de
dezembro de 1878 com Carturan Luigia Giuditta, nascida na Comuni di Pernumia – Padova, no dia 19 de julho de 1859,
filha de Domenico e Bernardo Maria. Como a grande maioria dos Italianos vindos para o Brasil naquela época eles eram lavradores, destemidos, corajosos, determinados.
O casamento civil foi realizado na
Comuni di Galzignano, circondario di Este, Padova, com publicação registrada em
27 de outubro de 1878 e em 08 de dezembro. Os nubentes estavam com
dezenove anos de idade, vestiam trajes oficiais e as mães compareceram ao ato, sendo os pais falecidos. Veja só onde o "Este" apareceu. Um detalhe, grande diferença.
crédito para pesquisa Lucilia
crédito para pesquisa Lucilia |
Em 30 de dezembro de 1891 Luigi e
Giuditta (Jovita), com 32 anos cada, acompanhados de quatro filhos,
Fumian Pietro (10 anos -08-05-1881), Fumian Modesto (8 anos- 11-08-1883),
Fumian Giovanni (5 anos - 24-01-1886), Fumian Antonio (1 ano - 02-06-1890) e da
mãe de Luigi, Senhora Catterina Friso, com 65 anos de idade, viajaram para o
Brasil no Vapor SOLFERINO que partiu de Genova em com 1200 passageiros,
chegando ao Rio de Janeiro em 26-01-1892.
crédito para pesquisa Lucilia |
Fazemos aqui uma alteração:
Inicialmente pensou-se que Luigi Fumian instalou-se com a família em Rio Novo – MG. Com a descoberta, por Fernanda Almeida Costa, da certidão de nascimento de um de seus filhos nascidos no Brasil (Giuseppe Evantino) surge uma nova questão a respeito do primeiro lugar de instalação da família vinda da Itália. A referida certidão tem a informação de que moravam residiram em Santa Bárbara (atual Carlos Alves) em São João Nepomuceno. Seguiremos na busca de maiores detalhes.
Na foto Luigi com sua esposa Luigia Giuditta Carturan e com os filhos Pietro e sua esposa Angela, Modesto ao lado da mãe, Giovanni e sua primeira esposa Maria Sguisatto, Antonio, Ernesto, Valentim, Domingos e Maria.
Inicialmente pensou-se que Luigi Fumian instalou-se com a família em Rio Novo – MG. Com a descoberta, por Fernanda Almeida Costa, da certidão de nascimento de um de seus filhos nascidos no Brasil (Giuseppe Evantino) surge uma nova questão a respeito do primeiro lugar de instalação da família vinda da Itália. A referida certidão tem a informação de que moravam residiram em Santa Bárbara (atual Carlos Alves) em São João Nepomuceno. Seguiremos na busca de maiores detalhes.
Na foto Luigi com sua esposa Luigia Giuditta Carturan e com os filhos Pietro e sua esposa Angela, Modesto ao lado da mãe, Giovanni e sua primeira esposa Maria Sguisatto, Antonio, Ernesto, Valentim, Domingos e Maria.
crédito Arquivo pessoal de fotos - Dulce barros Fumian - esposa de Sebastião Fumian, filho de Giovanni Fumian e Josephina Stanzani. |
O casal, após chegar ao Brasil, acrescentou
mais quatro filhos à família: Ernesto, Maria, Domingos e Valentim.
A partir do arquivo militar, que mostrou a localização exata de nascimento, com uma pesquisa intensa em inúmeros arquivos digitais de diversos sites, foi possível encontrar as certidões de nascimento dos 4 primeiros filhos
de Luigi e Giuditta.
Fumian Pietro Antonio (Pedro) nasceu em
Galzignano no dia 08 de maio de 1881, casou-se com Angela Nardi e não teve descendentes.
crédito para pesquisa Lucilia
Fumian Modesto nasceu em Galzignano
no dia 11.08.1883, não se casou.
|
crédito para pesquisa Lucilia Ribeiro Stanzani |
Ernesto Fumian casou-se com Rosalina Losque e teve cinco
filhos Bim, Mário, Manoel, Iracema e Antônia.
Maria Fumian casou-se com Miguel Nardi, teve doze filhos: Nenem, Domingos, Orlando, Pedro, Carlito, Braz, Noêmia,
Dalva, Judite, Helena, Aurora e Marlene.
Domingos Fumian casou-se com Maria José Calean e teve
três filhos: Dário, Luiz e Benildes.
Valentim Fumian (Giuseppe Evantino)
nasceu no dia 9.10.1893, e com informações atuais de Fernanda Almeida Costa, através da certidão de nascimento, corrigimos os dados. Giuseppe Evantino nasceu em Santa Bárbara que atualmente é a cidade de Carlos Alves, distrito de São João Nepomuceno e não em Rio Novo-MG, casou com Maria Elvira
Losque e teve seis filhos: Zeca, Helena, Alzira, Antonio, Laura e Valentim.
Familia Fumian em Rio Novo - MG - primeiro local que se instalaram no Brasil.
credito para a foto do arquivo pessoal de Dulce Barros Fumian esposa de Sebastião Fumian, filho de Giovanni (João). Rio Novo - MG - 2016 - Foto credito : Lucilia Ribeiro Stranzani |
Luigi
Fumian faleceu em Rio novo – MG no dia 26 de agosto de 1911.
Abaixo - Antonio Fumian (Tombos - MG), filho de Giovanni (João) Fumian e Josephina Stanzani – segunda esposa de Giovanni, apresenta a certidão de óbito de Luigi Fumian.
Acrescento nesta bela história a declaração de óbito do pai de Luigi, Senhor Fumian Antonio, que faleceu na Itália em 02 de março de 1878. Seu pai se chamava Bartolo ou Bertolo (não identifico com toda certeza), sua mãe Trevizan Catterina, e sua esposa Friso Catterina.
Carta endereçada à Luigi Fumian, possivelmente um primo, escrita por Giovanni Giuseppe Fumian em 1932, época em que já moravam em São Manoel, proprietários da Fazenda do bamburral.
crédito para arquivo pessoal de Dulce barros Fumian, esposa de Sebastião Fumian, filho de Giovanni Fumian com Josephina Stanzani. |
Luigia Giuditta Carturan faleceu em 26 de janeiro de 1943, com 83 anos de idade, em São Manoel, atual Eugenópolis, deixando dois filhos, Ernesto e Modesto.