27 de set. de 2016

FAMÍLIA FUMIAN – EUGENÓPOLIS - MG –


    Inicialmente denominada São Sebastião da Mata, Eugenópolis foi criado e elevado à freguesia em 1870, tendo como principal atividade econômica o extrativismo de poaia, cuja raiz continha propriedades medicinais. 
    
    Em 3 de maio 1891, foi elevado a município, com o nome de São Manuel. A denominação atual foi dada em 1943, em homenagem ao emancipador, coronel Luís Eugênio Monteiro de Barros. Eugenio + polis (cidade).

    Atualmente é um polo de confecções de Muriaé, destacando-se pela produção de roupas de dormir e infantil, atraindo vários grupos de turistas.

    A família Fumian é bem numerosa na região. Mas não foi assim, com pracinha e cidade que chegaram naquelas paragens. Em outro momento vamos juntando as peças e contaremos um pouco mais da história desses bravos italianos que ocuparam a Serra do Gavião em uma casa habitada por aproximadamente 46 pessoas.
   


Fotos de Adsérgio Acácio (Fumian/Stanzani)


Os primeiros Fumians, após saírem de Rio Novo, moraram na Fazenda do Bamburral, na serra do Gavião, contam, os que lá residiram, que a casa principal era imensa, abrigava a família quase toda, aproximadamente 46 pessoas e também em Tombos - MG.


Fazenda do Bamburral, Serra do Gavião, casamento de Amábili Fumian (filha de João ou Giovanni Fumian e Maria Sguisatto) com Isidoro Stanzani (Filho de Gaetano Stanzani e Ercilia Dardi).




    

    

Nenhum comentário: