13 de mar. de 2018

Giuseppe Evantino Fumian e Maria Elvira Losqui



 
Fernanda Almeida Costa



Hoje resolvi escrever, vou contar um pouco da história da minha família Fumian que e como tudo começou.

A história começa em Galzignano, uma pequena cidade no norte da Itália, província de Padova, na região próxima a Veneza. Nessa cidade, no dia 27 de outubro de 1878, Fumian Luigi e Carturan Luigia Giuditta, meus trisavós, se casaram em uma igreja chamada S. Lorenzo, onde começaram a construir sua família, nesse período de 1878 á 1891 eles tiveram quatro filhos já mencionados aqui no blog.

Porém a minha história começa quando chegaram ao Brasil em 1892 no vapor Solferino na cidade do Rio de Janeiro; viajaram para minas gerais, onde fizeram residência no distrito de Santa Barbara comarca de São João Nepomuceno, Estado de Minas Gerais onde trabalharam na fazenda floresta do cidadão Gregorio José Gonçalves. Em 09 de outubro de 1893 nesta fazenda nasceu meu bisavô Giuseppe Evantino Fumian que mais tarde ficou conhecido por Valentim Fumian.


Certidão de nascimento de Giuseppe Evantino Fumian

Depois de um tempo se mudaram para cidade de Rio Novo Minas Gerais onde também trabalharam em uma Fazenda até o falecimento de meu trisavô Fumian Luigi em 26 de agosto de 1911 e, assim se mudaram para Eugenópolis Minas Gerais onde foram proprietários da Fazenda Bambural.


Casamento de Giuseppe Evantino Fumian e Maria Elvira Losqui - (Loschi).

Em 30 de julho de 1919 na igreja católica Matriz de Eugenopolis casaram-se Giuseppe Evantino Fumian e Maria Elvira Losque, ele filho de Fumian Luigi e Carturan Luigia e ela filha de Alberto Domenico Loschi e Thereza Virgínia Octaviani Loschi, ela nascida em Eugenopolis em 05 de Abril de 1900, ele em 09 de outubro de 1893 em Minas Gerais.

O casamento civil ocorreu na casa do Pai de Maria Elvira Losqui, minha bisavó, no mesmo dia do religioso, às 16:00hs.
Em Eugenópolis tiveram seus filhos José Fumian, Helena Fumian, Alzira Fumian, Laura Fumian, Antônio Fumian e Valentin Fumian.
 
Foto fornecida por Lucieni Fumian filha de Valentim Fumian, filho mais novo de Giuseppe Evantino Fumian (também conhecido com Valentim Fumian).
Igreja católica Matriz de Eugenopolis Minas Gerais. 
Foto fornecida por Fernanda Almeida Costa (neta de Laura Fumian e Abelar Costa).

 Casamento dos meus avós Laura Fumian e Abelar Costa 
Laura Fumian e Abelar Costa

Em 16 de Janeiro de 1950 na Igreja de Pinhotiba distrito de Eugenopolis Minas Gerais, receberam-se em matrimônio Abelar Costa e Laura Fumian, ele nascido em Pinhotiba em 24/03/1931 filho de ARTHUR FRANCISCO DA COSTA e OLINDA LUIZA DE AVILA. Ela nascida em Eugenópolis-MG no dia 24/09/1928 filha de VALENTIN (Giuseppe Evantino) FUMIAN e MARIA ELVIRA LOSQUI.

Meus avós tiveram nove filhos Luzmar, Roseli, Laura, Maria Aparecida, Terezinha, Madalena, Valentin (falecido), Alencar e seu casula, meu pai Abelar Manoel Costa.

Laura Fumian
Abelar Costa e Fernanda Almeida Costa

Meus pais, Marilda Martins de Almeida e Aberlar Manoel Costa, se uniram pelo matrimônio em 04/04/1987 na cidade de Eugenópolis, ela filha de Wantuil Cardoso de Almeida e Maria da Conceição Martins de Almeida, ele filho de Abelar Costa e Laura Fumian. Tem dois filhos: Abelar Costa Neto e eu, Fernanda Almeida Costa.
Contei um pouco da minha história. Em breve tem mais. Conte a sua também!
Abelar Manoel Costa e Marilda Martins de Almeida Costa com
seus filhos Abelar Costa Neto e Fernanda Almeida Costa.
Foto de Fernanda Almeida Costa.

                                                                         Eugenópolis (MG), 10 de março de 2018.


Um comentário:

Wagner disse...

Oi Fernanda tudo bem?? Sou o Wagner neto do senhor Francisco nem sei se você lembra eu ia na sua cidade quando era mais novo deve ter uns 20 anos. Achei seu nome por aqui pois tinha uma foto com uma mensagem sua . Manda notícias .
011983633143 whatsapp